Em meados do Século passado foram muitos os Clubes Populares que se formaram na Cidade de Évora, com o objectivo de praticarem com regularidade futebol, em jogos que se realizavam aos fins de semana ou em datas festivas com clubes da região nomeadamente do Distrito de Évora.
Os jogos, bem como o cachet que se resumia ao pagamento do autocarro e o fornecimento de lanche após o final do encontro, eram previamente acordados, pelo que muitos atletas faziam parte de várias equipas, uma vez que nada os impedia pelo facto de não serem jogos oficiais.
De entre esses grupos recordamos hoje o "RIVER PLATE" que funcionava na oficina de sapateiro do Senhor Américo, (carinhosamente tratado pelo "Sapa"), na Travessa da Olaria, junto à Igreja da Senhora da Cabeça.
O nome de River Plate foi escolhido por ser uma das melhores equipas sul americanas que naquela época se deslocavam a Portugal e, à Europa para disputarem jogos particulares, nomeadamente pelo Natal e Ano Novo.
Mais informamos que, após a sua fundação, os Eborenses escreveram uma carta ao Clube de Buenos Aires solicitando apoio logístico, o que não veio a suceder, apesar dos Argentinos terem enviado um amável ofício de felicitações, mas que lhes era impossível satisfazer o pedido.
Para ilustrar este artigo e como recordação publicamos a foto de uma das equipas que defenderam as cores do River Plate.
EM CIMA : - Arménio, Martins, Diniz, Ben-Hur, João, Rijo, Beijoca e Augusto.
EM BAIXO : - Nunes, Salvador, Francisco Moura, Perdigão (Odevil) e Eduardo.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...