É já no próximo Domingo que se inicia a Visita da Primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima às Paróquias da Diocese do Concelho de Évora
Por isso e para conhecimento dos nossos leitores publicamos os artigos, de minha autoria, publicados no Jornal Diário do Sul em 21 e 28 de Outubro p.pº. alusivos à visita a Évora da Imagem em 1947.
- Quando nos encontramos a menos de um mês de recebermos novamente a visita da Primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, julgamos oportuno e de interesse recordar a sua passagem por Évora, de 2 a 6 de Novembro e 12 e 13 de Dezembro de 1947.
Assim, falamos hoje da primeira visita, dizendo que a chegada a Évora no dia 2 de Novembro acompanhada por um cortejo constituído por numerosos automóveis, verificou-se junto do Monumento aos Mortos da Grande Guerra no Rossio de São Brás, com uma saudação de morteiros.
Apesar de já ser noite, a Imagem foi recebida com grande entusiasmo e devoção pelas várias entidades civis, militares e religiosas presentes e por milhares de fiéis, como foi salientado pela Imprensa Eborense, confirmando que a Fé é algo que nos transcende.
Seguiu-se a ida em Procissão para a Catedral (Sé) numa manifestação de Fé que ficou na memória de todos os que participaram na mesma.
As Ruas do trajecto encontravam-se atapetadas com verduras e as colchas nas janelas transmitiam um ar festivo de alegria, fé e espiritualidade.
Durante a sua estadia, de quatro dias, foram muitos os momentos dignos de registo, de que destacamos:
- Celebrações na Sé, Igrejas do Espírito Santo e Santo Antão.
- Procissão de Velas para as Igrejas da Casa Pia e Santo Antão.
- Diversas Homenagens prestadas por entidades civis, militares, religiosas, estabelecimentos de ensino, clero, seminário e muitos fiéis, que encheram sempre os locais onde a Imagem se encontrava, para além do povo anónimo.
- Visita ao Hospital da Misericórdia.
- Missa dos Doentes na Praça de Giraldo.
- Procissão do Adeus.
Na Procissão de Velas pelas quatro freguesias da Cidade, salientamos que aquando da passagem pela Igreja de São Mamede, o Presidente da Junta de Freguesia na sua alocução considerou Nossa Senhora de Fátima como Padroeira da Freguesia de São Mamede.
Por sua vez, a Missa dos Doentes realizou-se pelas 10 horas do dia 6, em altar armado no Adro da Igreja de Santo Antão, tendo sido celebrada por Sua Excelência Reverendíssima Dom Manuel Mendes da Conceição Santos, com Bênção Papal, como foi anunciado pelo Senhor Arcebispo, ao dizer que Sua Santidade o Papa Pio XII havia lançado a Bênção à Cidade de Évora.
No final, depois da Bênção dos Doentes e da Consagração do Concelho ao Imaculado Coração de Maria realizou-se a Procissão do Adeus.
Salientamos ainda que, nesta primeira visita, causou muita impressão o facto das pombinhas brancas que acompanhavam a Imagem de Nossa Senhora de Fátima se aquietarem junto dos seus pés sem esboçarem quaisquer tentativas para voarem.
A propósito dizemos que no livro "As Pombas da Virgem de Fátima - História e Significado -. de Sebastião Martins dos Reis e Adriano Chorão Lavajo", encontramos explicações sobre este fenómeno que confirma que nada existe ou é feito por ou ao acaso.
Do referido livro transcrevemos parte do texto de introdução:
"Desde Dezembro de 1946 que as manifestações em honra de Nossa Senhora de Fátima são acompanhadas por um fenómeno que, pelo seu carácter simultaneamente misterioso e encantador, evoca o episódio da Lenda de Ouro os das Florinhas de São Francisco de Assis".
Sua Eminência, o Cardeal Cerejeira, também testemunha ocular, impressionou-se tanto que lhe consagrou a mensagem radiofónica do Natal seguinte.
Salientamos também que foi feita pelo Senhor António Cordovil, a oferta a Nossa Senhora de Fátima de um chave em prata da sua casa, com saudação de fogo preso no terraço da mesma, aquando da passagem junto da casa da família Cordovil.
A Procissão do Adeus foi o culminar duma jornada de fé, religiosidade e de adoração de Évora e do Alentejo a Nossa Senhora de Fátima.
Esperamos que a próxima visita seja a continuação daquela jornada Mariana, baseados inclusivamente no que vimos no passado dia 25 de Julho em Bragança e, nas palavras proferidas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Bragança (Paulo Xavier) que em representação do Município disse:
"A Fé e a Devoção surgem com a Razão para não desistir, alento para vencer as adversidades e âncora para conquistar Caminhos de Futuro".
Para finalizar dizemos que na Procissão do Adeus, a 6 de Novembro com hora marcada para as 13 horas, a Rua de Machede e a Estrada de Circunvalação eram um mar de gente, uma vez que a Cidade estava aliem peso, afirmando mais uma vez a sua gratidão por ter vivido com encanto os dias da permanência da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima que, nesse dia, seguia para Redondo.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...