Ao longo dos anos os naturais de Redondo têm dignificado, nas mais diversas modalidades desportivas, esta Vila Alentejana.
De entre esses encontra-se Manuel Augusto Calado que comemora na próxima Quinta-Feira o seu 91º. Aniversário, uma vez que nasceu a 22 de Janeiro de 1923 na Vila que possui uma grande tradição na olaria desde tempos imemoriais.
Devido ao facto da vinda para Évora dos seus progenitores deixou a sua Terra Natal com 5 anos de idade
Iniciou a sua actividade futebolística nos Juniores do Juventude, onde se sagrou Campeão Distrital.
Depois, devido à sua preferência clubística, ingressou no Lusitano Ginásio Clube, tendo como sénior feito parte das equipes de reservas e primeiras categorias, antes de rumar a Lourenço Marques.
Na então Província Ultramarina defendeu as cores do Ferroviário de Lourenço Marques, clube que em 1976 alterou a denominação para Clube de Ferroviário de Maputo.
O Clube Ferroviário de Lourenço Marques foi fundado em 1924 sob o nome de Clube Ferroviário de Moçambique, denominação alterada para Clube Ferroviário de Lourenço Marques, para não se confundir com as delegações provinciais do clube.
No regresso de Moçambique devido aos seus afazeres profissionais deslocou-se para Lisboa, dando por terminada a sua actividade desportiva como atleta.
Para além do Futebol praticou outras modalidades, nomeadamente Basquetebol, tendo feito parte da Equipe da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira que, conjuntamente, com a Equipe do Liceu Nacional de Évora constituíam dois excelentes conjuntos da Cidade de Évora.
Para ilustrar este artigo, como postal de parabéns e desejos de longa vida, publicamos uma foto da Equipe de 1941 da Escola Industrial e Comercial Gabriel Pereira, de que fazia parte.
EM CIMA : - Inácio Augusto, José Fernandes, Salvado e Alpalhão.
EM BAIXO: - Manuel Calado, José Madeira da Rocha e Bastos.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...