Realiza-se nos próximos dias 16 e 17 "O Dia Local do Antigo Aluno de Dom Bosco Salesianos de Évora", integrado nas Comemorações do 80º. Aniversário da fundação do respectivo Centro.
Neste contexto, quando se comemoram os noventa anos da chegada a Évora dos Salesianos, julgamos oportuno dizer que o Oratório de São José, vulgarmente conhecido por Escola dos Padres, para além de ter dignificado o Ensino, também tem servido o desporto, nomeadamente o futebol, como verdadeiro viveiro de atletas.
De entre os atletas,saídos desse
viveiro, salientamos Jorge Mendonça,
por ter sido dos primeiros Portugueses
a ser Campeão dum País
Estrangeiro e,
também o primeiro a conquistar uma
Taça Europeia, a Taça das Taças,
por esse mesmo Clube,
o Atlético de Madrid.
Jorge Alberto Mendonça Paulino, nasceu em Luanda a 19 de Setembro de 1938, residiu em Évora. quando os seus irmãos João e Fernando jogavam no Juventude, pelo que se deslocava com frequência à Escola dos Padres, onde praticava futebol no pátio/campo do Colégio Salesiano, como oratoriano, evidenciando as qualidades futebolísticas com arte e criatividade que, posteriormente, o tornaram num dos melhores jogadores Portugueses de todos os tempos.
Começou por jogar oficialmente nas camadas jovens do Sporting Clube de Portugal, onde se sagrou Campeão Nacional de Juniores, tendo tido como companheiros, entre outros, Fernando Mendes (falecido no passado dia 31 de Março) e Bispo.
Jorge Mendonça, o 3º. da esquerda em baixo.
Depois, seguiu para Braga onde, devido aos regulamentos então em vigor, teve que esperar cerca de um mês para completar 18 anos e poder representar o Sporting Clube de Braga na primeira categoria e, alinhar ao lado dos seus irmãos João e Fernando.
EM CIMA - Nogueira, Calheiros, Armando, Vieira, Zé Maria e Passos
EM BAIXO - Rafael, Ferreirinha, João Mendonça, Jorge Mendonça
e Fernando Mendonça
Em Braga jogou somente duas épocas (1956/57 e 57/58), pelo facto de na segunda época, depois de terminado o Campeonato de Portugal, ter ingressado com o irmão Fernando no Deportivo da Corunha, a fim de disputar os últimos seis jogos do Campeonato Espanhol da 2ª. Divisão, conseguindo cinco vitórias e um empate, evitando a descida de escalão ao Clube Galego. O João não foi em virtude de apenas serem autorizados dois Estrangeiros.
Como resultado das suas actuações ingressou na época seguinte no Atlético de Madrid, onde permaneceu nove épocas e conquistou as mais diversas vitórias, de que salientamos:
Em 1961/62 - Taça das Taças ao fazer parte da equipa que venceu na finalíssima, disputada em Estugarda, o Fiorentina por 3-0 com o segundo golo a ser de sua autoria.
EM CIMA - Madinabeytia, Griffa, Ramiro, Glaria, José Villalonga, Tinte,
Calleja e Rivilla
EM BAIXO - Jones, Adelardo, Mendonça, Peiró e Collar
-Três Taças do Rei nas épocas de 1959/60, 1960/61 e 1964/65 e, o Campeonato Espanhol em 1965/66.
Durante a sua permanência no Atlético é de destacar ainda que a Taça do Rei de 1960/61 foi conquistada em jogo com o Real Madrid, disputado no Estádio Chamartin, com o resultado de 3-2 e, o 3º. golo a ser obtido por Jorge Mendonça.
Por sua vez em 1965, no derby Madrileno, um espectacular golo de Jorge Mendonça aos 76 minutos quebrou a mais longa série de vitórias do Real Madrid em Chamartin ( 131 jogos em 8 anos).
A sua permanência em Madrid coincidiu como sendo das melhores épocas dos rojiblancos, tendo feito parte de excelentes dianteiras, de que ao acaso publicamos uma foto:
Ufarte, Luís Aragonés, Jorge Mendonça, Adelardo e Collar.
Depois rumou a Barcelona
ao Futebol Club Barcelona
onde jogou duas épocas e conquistou
a Taça do Rei em 1967/68
ao vencer o Real Madrid em
final realizada no Vicente Calderon.
Foi também finalista vencido da Taça das Taças em 1969 ao ter perdido com o S K Slovan de Bratislava, em jogo realizado em Basel, com o Barcelona a ser derrotado por 2-3.
Jorge Mendonça, o segundo da esquerda em cima.
Finalmente rumou para o Real Clube Desportivo Maiorca onde jogou duas épocas e, terminou a sua carreira futebolista.
Como resultado das suas exibições, as suas actuações eram muito apreciadas e, bastante ovacionado, tendo sido inclusivamente dos primeiros jogadores a ser levado aos ombros do campo para os balneários. Como exemplo dizemos que assim sucedeu, após o encontro com o Dínamo de Zagreb na época de 1965/66, no Estádio Metropolitano, em jogo que marcou três golos.
Ainda não há muito tempo, num site de adeptos do Atlético de Madrid, foi eleito como sendo o melhor Estrangeiro que representou os Colchoneros, a quem chamavam "Virtuoso da Bola".
Évora, cheia de histórias, grandes acontecimentos e passagem de muitas e ilustres figuras, pode orgulhar-se de ter tido entre os seus habitantes "Jorge Mendonça", actualmente Jorge Mendonza (por se ter naturalizado Espanhol), bem como os que com ele conviveram e jogaram na Escola dos Padres.
Para terminarmos este apontamento, por que o futebol é universal, publicamos uma foto de Jorge Mendonça com Pelé, recordando e homenageando dois grandes astros do futebol que marcaram uma época nomeadamente no Santos do Brasil e no Atlético de Madrid.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...