Comemora-se a 24 de Maio "O DIA DO DACTILÓGRAFO", uma profissão que pràticamente deixou de existir, principalmente e partir da década de oitenta do século passado, pelo facto da máquina de escrever ter sido substituída pelos computadores.
O Dactilógrafo era um dos profissionais mais importantes das empresas no que diz respeito à imagem transmitida para o exterior, uma vez que os que conseguiam interpretar a arte ou magia de escrever à máquina sem erros e rasuras eram a face ou espelho mostrando que havia organização e respeito pelos que tinham relações com as suas empresas.
Por isso apresentamos as nossas felicitações aos que exerceram esta profissão e a dignificaram ao longo dos anos.
Como complemento informamos que em 1875, E.Remington & Sons, de Ilion, Estados Unidos, ao transformarem o invento que lhes tinha sido vendido por Sholer & Glidden, apresentaram no mercado uma máquina de escrever com a marca "The TYpe-Writer", um aparelho que se pode considerar como sendo a primeira máquina aceitável sob os pontos de vista prático e comercial, depois de se terem feito cerca de trinta modelos aem sucesso, apesar de só escrever em caracterses maiúsculos.
Como curiosidade informamos que foi com uma máquina da marca Remington (com teclado internacional)
que os Mestres ( Manuel Marquez e Joaquim Passas) nos ensinaram na Escola Industrial e Comercial de Évora a arte de escrever à máquina e, que Wnderwood (com teclado nacional) era a outra marca existente naquele Estabelecimento de Ensino.
Como curiosidade informamos que Sebastião Lucas da Fonseca, conhecido por Matateu,
a grande vedeta do Clube De futebol "Os Belenenses" e da Selecção Nacional, em Lourenço Marques, exercia a profissão de Dactilógrafo, tendo dido inclusivamente ele quem ensinou a escrever à máquina, um dos assíduos frequentadores da Praça de Giraldo, a Sala de Visitas da Cidade de Évora.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...