Devido à Quadra Festiva que se atravessa o Campeonato de Elite ou Liga Carmin da Associação de Futebol de Évora sofreu uma paragem, regressando apenas no próximo dia 8 de Janeiro de 2017, pelo que julgamos oportuno tecer algumas considerações sobre o que se passou nas primeiras dez jornadas.
Neste contexto dizemos:
QUE O LUSITANO confirmou, com resultados, o que se previa no início da época, continuando por isso a ser o principal candidato a conquistar o 1º. lugar, com a consequente subida ao Campeonato de Portugal.
QUE O ESTRELA DE VENDAS NOVAS também como se previa está a efectuar um bom Campeonato ao ocupar o 2º. lugar apenas a três pontos do Lusitano a quem, diga-se de passagem, venceu na 9ª. jornada.
QUE O GRUPO DESPORTIVO DOS CANAVIAIS apesar de ter sofrido duas derrotas, não previstas, nas três últimas jornadas, ocupa um honroso terceiro lugar.
QUE O JUVENTUDE confirmou que era uma incógnita por vários motivos, apesar de possuir jogadores de grande valor para o Distrital. Uma equipa que tem aspirações não pode perder onze pontos em trinta possíveis. E muito menos que tenham sido com quatro das primeiras sete equipas da classificação geral. Por isso o clube tem que fazer uma reflexão sobre o que aconteceu e, corrigir o que há a corrigir e, não aguardar pela última moda, como fez o poeta Bocage.
Como dizia Mestre Cândido de Oliveira não são os jogadores que se adaptam às tácticas mas as tácticas aos jogadores.
Ainda faltam dezasseis jornadas, mas também não se pode esquecer que o Juventude encontra-se a oito pontos do primeiro classificado e, que no dia 8 de Janeiro desloca-se ao Campo José Eduardo Abreu, a fim de defrontar o terceiro classificado.
QUE O ALCAÇOVENSE foi a grande revelação pela positiva ao conseguir excelentes resultados, com reflexos no lugar que ocupa na classificação geral.
Aguarda-se por isso com expectativa se vão ou não surgir alterações na equipa no próximo Mês de Janeiro. Alterações que poderão ter influência na classificação final.
QUE O UNIÃO DE MONTEMOR, por paradoxo que pareça e apesar de ter perdido doze pontos, tem feito um razoável campeonato ao conseguir os mesmos pontos que a o Alcaçovense ( a Equipa Revelação).
Por isso aguarda-se com expectativa os jogos que terá que efectuar com o Lusitano e o Estrela de Vendas Novas referentes à primeira volta.
QUE REDONDENSE E MONTE DO TRIGO estão a conseguir os resultados que se previam e expressos nas classificações que ocupam.
QUE O ATLÉTICO DE REGUENGOS foi a grande revelação pela negativa ao perder vinte pontos em trinta possíveis, pelo que terá que ter que arranjar soluções para não fazer parte das equipas a despromover.
QUE O ESCOURALENSES dentro das suas possibilidades está tentando conseguir a manutenção.
Por sua vez ORIOLENSES, PEROLIVENSE , ARRAIOLENSES E LAVRE que ocupam os quatro últimos lugares terão que fazer alterações e correcções para conseguirem a manutenção, o que não é fácil, uma vez que em face dos resultados do Sporting Clube de Viana do Alentejo, poderão ser três as equipas a descer à Divisão de Honra.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...