Muitos têm sido, ao longo dos anos, os golos sofridos pelas mais diversas equipas, devido a atrasos de bola mal efectuados para os guarda-redes ou por passes mal direccionados entre os defesas e, por isso recuperados pelos adversários que não se fazem rogados às ofertas.
Contudo, este ano, parece-nos que tem sido das épocas que mais golos têm surgido devido a estas situações, uma vez que são poucas as jornadas em que não se verificaram golos provenientes de atrasos, maus passes ou alívios feitos pelos guarda-redes contra os avançados contrários.
E, o mais curioso e preocupante é que tem sito em todos os escalões e em todas as ligas, desde amadoras a profissionais até às Competições Europeias.
Por isso, recuando nos tempos, recordo o Treinador Osvaldo Cambalacho que quando, em 1973, treinava o Juventude Sport Clube, conhecido como Juventude de Évora, insistia constantemente com os seus atletas para não atrasarem a bola, enumerando sempre as mais variadas situações que podem acontecer, durante a trajectória da mesma até ao destino final.
Por vezes, para mais fácil compreensão, citava o velho adágio popular "para trás mija a burra".
Como complemento informo que Osvaldo Cambalacho nasceu no Seixal a 12 de Setembro de 1924, tendo jogado, segundo os nossos conhecimentos, no Clube da sua Terra, no "O ELVAS" - Clube Alentejano de Desportos
Em CIMA : - Neves, Quim, Luís Sousa, Rosa, Oliveira e Osvaldo
EM BAIXO : - Quaresma, Rafa, Patalino, Massano e Carapinha.
e no Futebol Clube do Porto.
EM CIMA : - Manuel Pinho, Pedroto, Monteiro da Costa, Miguel Arcanjo, Osvaldo Cambalacho e Virgílio
EM BAIXO : - Hernâni, Gastão, Jaburu, Carlos Duarte e Perdigão
Como se pode verificar na foto de Osvaldo Cambalacho, a camisola não tem emblema, por ter sido tirada antes de 1955, data em que o Treinador Dorival Yustrich impôs a obrigatoriedade do símbolo do Clube estar sempre presente nas camisolas dos seus jogadores.
Como treinador entre outros orientou o Juventude de Évora
EM CIMA : - Joaquim Lobo (Director), Antonino, João Paulo, Osvaldo Cambalacho (Treinador), Moleirinho, Fernando Sousa, Jony e Fernando Hilário (Massagista).
EM BAIXO : - Fernando Morais, Queiroz (Cap.), Vila Nova, Walter, Marivaldo e Edson.
E o Boavista Futebol Clube
onde conseguiu os maiores êxitos, entre os quais em 1966
com a subida dos axadrezados à 1ª. Divisão Nacional.
Para terminar dizemos que continuam actuais e reais as preocupações que ouvi a Osvaldo Cambalacho há mais de quarenta anos.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...