Com 87 anos de idade faleceu ontem em Évora, onde há muitos anos tinha fixado residência e constituído família, Alberto António Monteiro conhecido por DU FIALHO e não Do Fialho, como por lapso foi divulgado por alguns dos que noticiaram a tiste notícia, ou por erro da nova ortografia.
Erro que se lamenta, mas que temos que desculpar, uma vez que só todos é que sabem tudo.
Alberto António Monteiro (Du Fialho) que fazia parte do meu grupo de amigos nasceu no dia 18 de Julho de 1928 em Cabo Verde na Cidade de MIndelo.
Contudo foi no Sport Lisboa e Bissau, o Benfica de Bissau, que mostrou as suas extraordinárias qualidades de futebolista como avançado ao jogar como extremo de quaisquer dos lados.
O eco das qualidades chegou a Lisboa, pelo que ingressou no Sport Lisboa e Benfica na época de 1953/54, defendendo as cores Benfiquistas durante três temporadas.
EM CIMA: Costa Pereira, jacinto, Calado, Artur, Alfredo e Ângelo.
EM BAIXO : Palmeiro, Coluna, José Águas, Salvador e DU FIALHO
A sua estreia, a que tivemos oportunidade de assistir, verificou-se em Évora no Campo Estrela a 4 de Outubro de 1953 contra o Lusitano na primeira jornada do campeonato da 1ª. Divisão, com vitória do Benfica por 2-0 com golos de José Águas e Arsénio aos 48 e 89 minutos, respectivamente.
Nesse jogo dirigido pelo árbitro Escalabitano Reis dos Santos as equipas apresentaram as seguintes constituições:
LUSITANO : - Vital; Paixão e Falé; Athos, Soeiro e David Matos; Lara, Di Paola, Patalino, Duarte e Batalha.
BENFICA : - Bastos; Artur e Fernandes; Moreira, Félix e Fernando Caiado; Rogério, Arsénio, José Águas, Vieira e Fialho.
Na época de 1954/55 com Otto Glória no comando tudo corria bem até à 20ª. jornada quando sofreu uma grave lesão que o afastou da Equipa nos jogos dessa época, como foi o princípio do fim da sua continuação ao serviço do Benfica. Sagrou-se no entanto Campeão Nacional da 1ª. Divisão ao participar em 17 jogos.
Na época de 1956/57 veio para Évora ao ser contratado pelo Lusitano, tendo defendido as cores Lusitanistas entre 1956/57 e 1961/62.
EM CIMA : -Paixão, Falé, Athos, Marciano, Vicente e Vital.
EM BAIXO : -DU FIALHO, Ângelo, Caraça, Vieira e Batalha
Aos 34 anos arrumou as botas, dedicando-se à carreira de treinador, tendo entre outros orientado o Juventude durante várias épocas,
EM CIMA : - Mitó, Modas, Fernando Sousa, Ricardo, Gomes, Baptista e DU FIALHO
EM BAIXO : - José Luís, Queiroz, Doílio, MInho e Edson
Grupo União Sport de Montemor-o-Novo e Sport Luanda e Benfica, para além de seleccionador de Cabo Verde.
Ao homem, ao desportista e ao amigo Fialho como o tratávamos, curvando-nos sobre a sua memória desejamos que descanse em paz. Aos seus familiares apresentamos as mais sentidas condolências.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...