Muitos foram os clubes populares que em meados do século passado se formaram ou constituíram, a fim de representarem e divulgarem a zona onde se sediavam, para além de praticarem as modalidades desportivas preferidas pela maioria dos seus componentes.
De entre esses falamos hoje do Grupo Desportivo do Bairro da Senhora da Glória que foi um digno representante de um dos Bairros mais antigos da Cidade de Évora, quer no futebol de onze como no futebol de cinco ou de salão, até porque faziam parte das suas equipas elementos que jogavam no Juventude, Lusitano e Sport Lisboa e Évora.
No que diz respeito ao futebol de cinco nos finais da década de sessenta e princípios da década de setenta era habitual a realização de diversos torneios, sendo os mais importantes e que atraíam um maior número de assistentes, os que se disputavam no ringue das piscinas.
De entre os seus vencedores destacamos o Bairro Senhora da Glória representado pelo Café Jacinto que para além de ter vencido diversos torneios praticava um futebol, do agrado geral. apoiado e baseado na técnica dos seus elementos a que se juntava um colectivismo com a bola de pé para pé, como soe dizer-se, devido ao facto de terem jogado juntos muito anos.
Por isso eram muito justamente considerados os reis e senhores desta modalidade, durante vários anos, nomeadamente com a Equipa constituída por: Beijoca; Miguel Cabo e Pingão; Estêvão Semião e Estêvão Fernandes.
Contudo apesar do grande número de bons resultados não conseguimos uma única foto dessas equipas, pelo que ilustramos esta crónica com uma foto do futebol de onze, tirada no ano de 1960 no Estádio Sanches de Miranda.
EM CIMA : - António Pinto, Helder Piteira, José Pinto, Carlos Moleirinho, Augusto Grade, José Casinha e Joaquim Piteira.
EM BAIXO : - Moreira, Miguel Cabo, José André, Artur Cabo e ?.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...