Faz 54 anos no próximo dia 23 que o Futebol Clube de Serpa se sagrou Campeão Nacional de Futebol da III Divisão Nacional, ao vencer em Coimbra a Equipa do Sport Clube Vila Real por 2-1 com golos de Coureles e Teixeira da Silva, num jogo dirigido pelo árbitro Lisboeta Dr. Décio de Freitas.
Futebol Clube de Serpa que conquistou o seu primeiro título em 1947/48 ao vencer o Distrital de Beja, foi fundado em 30 de Julho de 1945, depois de terem existido diversos Clubes em Serpa com maior ou menor tempo de existência.
O Futebol Clube de Serpa para além de ter sido o vencedor do Campeonato Nacional de Futebol da III Divisão na Época de 1956/57 foi também a Equipa com melhor goal-avarage ao ter marcado 103 golos.
Na final de Coimbra a Equipa alinhou com a seguinte constituição: Garcia; Eduardo, Manuel Baião e Sardinha; Diamantino e Fidalgo; Picareta, Coureles, Teixeira da Silva, Cecílio e Manolo.
Para ilustrar este nosso artigo publicamos a foto tirada aquando da entrega das faixas de Campeões.
EM CIMA - Fabian (Treinador), Cerqueira, Sardinha, Fidalgo, Diamantino, Eduardo, Ferreira, Pacheco, Baião, Garcia e João Diogo Cano (Dirigente).
EM BAIXO - Picareta, Coureles, Cecílio, Cordeiro, Patalino, Teixeira da Silva e Manolo.
Como complemento dizemos que a conquista do Campeonato pelo Clube da Cidade dos Encantos coincidiu com uma Década de Ouro do Desporto Alentejano.
De entre os vários feitos citamos que em Futebol na Época de 1950/51 o Juventude Sport Clube conquistou o Campeonato Nacional da III Divisão; em 1951/52 o Lusitano Ginásio Clube venceu o Nacional da II Divisão e, em 1954/55 " O Elvas" - Clube Alentejano de Desportos foi o vencedor do campeonato da III Divisão.
Para além das excelentes prestações no nacional de juniores conseguidas pelas equipas do Juventude Sport Clube ao atingir por duas vezes as meias finais e o Grupo Desportivo Portalegrense ter disputado a final na Época de 1951/52.
Em Atletismo o Sport Lisboa e Évora através do seu atleta Maximiano Pinheiro venceu no ano de 1958 e, em tempo recorde a Légua Nacional e, no ano seguinte na mesma prova Serafim dos Santos conseguiu um 3º. lugar.
Por sua vez o Eborense José Duarte ( Zé Baca) em 6 de Abril de 1952 venceu a XIV Maratona Nacional.
Em Badmington o Sport Lisboa e Évora conquistou na Sala do Triângulo Vermelho em Lisboa o Campeonato Nacional, com a particularidade de ter sido o primeiro título nacional do Clube da Avenida Pedro Álvares Cabral.
Finalmente em Ciclismo salientamos a excelente prestação dos Ciclistas do Juventude Sport Clube na Volta ao Algarve onde mediram forças com todas as equipas nacionais da Época: Benfica, Porto, Sporting, Sangalhos, Ginásio de Tavira, Louletano, Académico do Porto e Águias de Alpiarça entre outros.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...