INTERNACIONAL EM JUVENIS
Muito embora se
diga que o Mundo
em que vivemos
é pequeno, o que
não é menos
verdade é que
todos os dias
somos
confrontados
com novos
acontecimentos,
que não
imaginávamos,
mesmo que
relacionados
com pessoas
que contactamos
diariamente,
confirmando que o Slogan "Conheça o Portugal Desconhecido"
está sempre actualizado.
Assim sucedeu recentemente em conversa com Nuno João de Oliveira Maçãs, Técnico de Peças Mitsubishi da Firma Auto São Cristóvão, Lda.
Nuno Maçãs nasceu a 27 de Setembro de 1971 na Figueira da Foz, tendo ido morar com um ano de idade para as Caldas da Rainha, desde tenra idade que mostrou qualidades para a prática de futebol na difícil posição de guarda-redes.
Ingressou com seis anos nas Escolinhas do Caldas Sport clube em cujo Clube jogou nas várias categorias até Juvenil, tendo sido seleccionado por diversas vezes para representar a Selecção da Associação de Futebol de Leiria.
Fez parte da Selecção da Associação de Futebol de Leiria que num dos Torneios entre Selecções Regionais conseguiu um excelente quarto lugar depois de nas meias finais e na disputa para o 3º. e 4º. lugar ter sido derrotada pelas Selecções de Lisboa e do Porto onde já pontificavam entre outros Rui Costa, Figo, Paulo Torres, Peixe, Brassard, João Vieira Pinto e Jorge Costa.
Devido às suas actuações nomeadamente num dos Torneios entre Associações em que foi considerado um dos melhores jogadores no seu posto, fez parte dos trinta e dois atletas que foram convocados para a Seleccçao Nacional com a consequente internacionalização num jogo com a Espanha disputado no Jamor que terminou com uma igualdade a um golo.
Por isso houve interesse de vários Clubes para a sua contratação entre os quais Boavista e Académica, tendo preferido a Académica por ser mais perto das Caldas da Rainha, ter familiares na Cidade dos Doutores e poder continuar os Estudos com maiores facilidades, o que sucedeu ao inscrever-se na Escola Martins de Freitas e no Colégio The British Council.
NUNO MAÇÃS é o terceiro a contar da direita em pé.
A seguir aos Juniores assinou como terceiro guarda-redes dos Estudantes, situação que não se concretizou porque entretanto chegou o serviço militar tendo sido colocado em Abrantes, por não ter sido possível transferi-lo para Coimbra e em segunda hipótese para Figueira da Foz.
Por isso durante o serviço militar representou a União Desportiva de Rio Maior, uma vez que no Clube das Salinas de Sal Gema conseguia conciliar a tropa com o desporto.
Contudo este contratempo fez com que no regresso do Serviço Militar não renovasse com a Académica, originando que tivesse defendido as cores de diversos Clubes e, que enumeramos: Alfeizeirense, Esperança Futebol Clube, Campo, Gaeirense, Nazarenos, Bombarralense e Óbidos
De entre outros resultados salientamos que foi Campeão Distrital em Juvenis pelo Caldas e Académica e, em Seniores pelos Nazarenos, Alfeizeirense e Bombarralense, com as consequentes subidas aos Nacionais da Categoria e 3ª. Divisão.
NUNO MAÇÃS é o primeiro a contar da esquerda em baixo.
Deixou o Futebol aos trinta anos porque uma LUZ ORIUNDA DA SERRA D`OSSA o iluminou e fez com que deixasse a Cidade de José Malhoa e rumasse para Évora onde se empregou, fixou residência e casou.
Complementamos dizendo que a LUZ DA SERRA é a mesma LUZ que o continua a acompanhar diariamente.
Para a história ficam os resultados e títulos conquistados bem como a confirmação que o passado faz sempre história e que deve ser recordada e divulgada para conhecimento de todos, pelo que terminamos dizendo que uma das suas melhores exibições foi conseguida no Campo de Santa Cruz num jogo de Juvenis com o União num derby Conimbricense que terminou com o resultado de 1-0 favorável à Académica.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...