Em meados do Século passado muitas Firmas de Évora possuíam Grupos Desportivos, uma vez que os seus intentos principais passavam pela confraternização do pessoal e pela prática desportiva, principalmente o futebol.
De entre esse grupos existiu o Grupo Desportivo de Alfredo Rodrigues Gaspar cuja firma exercia a actividade Industrial e Comercial.
A primeira ou seja a Industrial constituída por Cerâmica, Carpintaria e Construção Civil era exercida na Antiga Fábrica das Carnes na Estrada de Almeirim.
A Firma não só comercializava os respectivos produtos que fabricava, como ainda de outros similares, tendo o estabelecimento de vendas na Rua do Raimundo em instalações que hoje são parte de uma das dependências da Universidade de Évora.
Como complemento dizemos que em 1966 a Firma constituiu-se em S.A. (Sociedade Anónima) com a denominação de "A Sertoriana".
O Grupo como todos os da Época, principalmente no que dizia respeito ao futebol disputava os torneios que se realizavam na Cidade de Évora e, aos Domingos deslocava-se às mais diversa vilas e aldeias do Distrito do Alentejo para os denominados jogos particulares.
Dessa forma juntavam o útil ao agradável, uma vez que os seus elementos praticavam o desporto favorito e no final de cada jogo aproveitavam os comes e bebes para convívio, confraternização e, criação de novas amizades, para além de retemperarem as energias perdidas durante os noventa minutos de jogo.
Dos seus feitos destacamos, neste artigo, o triunfo conseguido em 21 de Julho de 1957 quando venceu a Equipa da Somefe por 1-0 com golo de Ben Hur no Torneio de Futefol que contou também com a participação da Garagem das Mercês e João Lopes Branco.
Como curiosidade informamos que um dos jogadores da equipa não disputou o jogo da final do torneio acima citado por ter sido o dia do seu casamento, apesar de se terem realizado a horas diferentes, o jogador em causa interpretou o verdadeiro significado do que é a constituição de um lar.
Esse respeito pelo casamento e pela então sua noiva aliado às qualidades morais de ambos tem sido a chave para a sua excelente vivência em comum há quase cinquenta e quatro anos.
Por não termos conseguido uma foto do jogo da final daquele torneio, publicamos a que foi tirada no dia 7 de Abril de 1957 aquando do jogo com a equipa dos Canaviais, de que faz parte o elemento atrás referido, Silvestre Arimateia de seu nome que,pelo excelente exemplo de união familiar julgamos que não podemos nem devemos olvidar.
EM CIMA : -Fiscal de Linha (Árbitro Assistente), José Pateiro, José Manuel, Sebastião, Ben Hur, Antonino, Bolas, Ricardo, Patrício e Fiscal de Linha (Árbitro Assistente).
EM BAIXO : - Mota, José Luís, Silvestre Arimateia, Oliveiros, Domingos e Joaquim.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...