CAMPEÃO NAS TRÊS DIVISÕES
João Luís Teixeira da Silva que nasceu no dia 8 de Dezembro de 1922, conhecido no Mundo do Futebol por Teixeira da Silva foi um dos jogadores que representou em Évora o Lusitano e o Juventude, tendo defendido as duas camisolas com a mesma dedicação e eficácia, como aliás o fez em todos os Clubes que representou durante a sua carreira futebolística, que iniciou quando tinha dezassete anos.
Por isso para além dos bons resultados que Domingo a Domingo foi conseguindo teve como maior recompensa o privilégio de ser dos poucos ou o único jogador que em Portugal se sagrou Campeão nas três divisões com a particularidade de apenas um dos Clubes Campeões pertencer na Época aos chamados Clubes Grandes do Futebol Português, no caso o Clube de Futebol "Os Belenenses" ao fazer parte do seu plantel na época de 1945/46 na única vez em que o Clube da Cruz de Cristo se sagrou Campeão Nacional.
TEIXEIRA DA SILVA como avançado de centro é o terceiro a contar da esquerda ou da direita em baixo.
Pelo Lusitano Ginásio Clube foi campeão da II Divisão na Época de 1951/52 .
EM CIMA : - Noé Velhinho (Massagista), Vital, Eduardo, José Vale, Soeiro, Madeira, Paulo e Pisa (Treinador).
EM BAIXO : - Pepe, Di Paola, TEIXEIRA DA SILVA, Duarte e Domingo.
Finalmente pelo Futebol Clube de Serpa em 23 de Junho de 1957, quando a Equipa Alentejana venceu o Sport Clube de Vila Real na final realizada em Coimbra por 2-1 com golos de Coureles e Teixeira da Silva.
TEIXEIRA DA SILVA é o segundo a contar da esquerda em baixo.
Continuamos dizendo que Teixeira da Silva ingressou no Clube de Futebol "Os Belenenses" na época de 1944/45 onde permaneceu quatro épocas, tendo vencido nesse espaço de tempo para além do Campeonato Nacional da 1ª. Divisão o Campeonato Distrital de Lisboa na época de 1945/46.
Na Época de 1948/49, no ano em que o Jogador Vimaranense Alcino rumou ao Belenenses, saiu do Clube da Cruz de Cristo para ingressar no Vitória Sport Clube de Guimarães ao aceitar um convite do Treinador Alfredo Valadas.
De Guimarães veio para Évora ingressando no Lusitano Ginásio Clube para ficar no Alentejo para sempre, alternando a sua residência entre Évora e Serpa.
Depois de deixar os Lusitanistas transferiu-se para o Clube Vizinho e Rival, Juventude Sport Clube, cujas cores defendeu durante duas Épocas, com a particularidade da sua transferência ter sido divulgada no Boletim do Juventude nº. 21 de Setembro de 1953, conjuntamente com a do Argentino Forneri que ingressou na mesma Época nos Azuis e Brancos do Sanches de Miranda.
De seguida representou o Futebol Clube de Serpa onde conseguiu o seu terceiro título nacional, como acima citámos, terminando a sua carreira futebolística aos trinta e quatro anos ao abandonar o Futebol no final da Época de 1956/57, embora com pesar como disse ao jornalista de um Jornal Desportivo, mas que o fazia para dar seguimento ao compromisso assumido com o Presidente do Futebol Clube de Serpa, caso a Equipa ascendesse à II Divisão como sucedeu.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...