O SEMINÁRIO DO REDONDO
Odevil António Pisco Perdigão de seu nome completo, também conhecido por Odvílio e futebolisticamente como Seminário nasceu na Vila do Redondo a 14 de Janeiro de 1936, é um Redondense que se evidenciou no Desporto nomeadamente :Futebol, Ginástica e Voleibol.
Com nove anos de idade rumou até Portalegre onde se manteve durante onze anos, após o que veio para Évora empregando-se numa Empresa de Mobílias.
Depois de ter cumprido o Serviço Militar Obrigatório em Évora no RAL 3, ingressou nos Correios como Carteiro, de onde saiu posteriormente para tomar posse como empregado Bancário na Agência do Banco de Portugal em Beja.
Passados alguns anos regressou a Évora continuando a sua actividade bancária na Agência do Banco de Portugal situada na Praça de Giraldo.
Por isso habituou-se a viver e a conviver na Praça Grande ou Praça Maior, hábito que continua a manter apesar de se ter aposentado e desta forma dar vida a sala de visitas da Cidade, que também já foi conhecida por Praça da Água da Prata.
No FUTEBOLpara além de ter jogado nos mais diversos Clubes Populares defendeu as cores do Lusitano Ginásio Clube, Sport Clube Borbense, Arraiolense e Sport Lisboa e Évora.
EM CIMA : - José Manuel Loureiro (Director), Domingos Candeias (Director), Polido, Alfredo, Manuel André (Galego), Silva, Francisco Serrano, Rocha, Manuel Candeias (Director) e Ludgero Candeias (Director).
EM BAIXO : - José Pedro (Massagista), Rui, Serôdio, ODEVIL, Neixa e Francisco Gil Duarte.
Devido às qualidades e características futebolísticas que possuía, bem como a forma como as utilizava semelhantes às do Peruano Juan Seminário do Sporting Clube de Portugal, o Clube da sua paixão, era conhecido por Seminário o nome do jogador Peruano.
No VOLEIBOL ao fazer parte da Equipa do Extra-Escolar foi Campeão Distrital de Évora e do Alentejo dos Campeonatos da Mocidade Portuguesa na Época de 1957/58, com a particularidade de terem vencido todos os adversários sem perderem qualquer jogo.
EM CIMA :- Joaquim Cabaço, Amante, Bica Miranda e José Serafim.
EM BAIXO : - António Ribeiro, Neixa, Odevil e João Casaca.
Na GINÁSTICA fez parte da célebre Equipa do Lusitano dos anos sessenta que sob a orientação de Luís Nunes ( Gerente da Agência do Montepio em Évora ), rivalizava com as melhores que existiam em Portugal, recebendo após as suas actuações os mais rasgados elogios incluindo dos próprios elementos das equipas que competiam com os Lusitanistas.
Como exemplo desta nossa informação recordamos que num Festival de Ginástica e Exibição em Mesa Alemã realizado em Évora na Praça de Toiros, actual Arena, com a participação do Ateneu Comercial de Lisboa, os Elementos da Equipa Lisboeta afirmaram no final que nunca tinham assistido a Saltos em Mesa Alemã à altura que os Lusitanistas o faziam, bem como a técnica, destreza e valentia com que executavam os vários exercícios.
Como complemento, curiosidade e homenagem ao Homem e ao Ginasta dizemos que Odevil executava o Duplo Salto Mortal com tão grande perfeição que na tropa foi convidado para participar no Dia de Juramento de Bandeira da Recruta posterior à sua, como se confirma na foto que publicamos.
Terminamos apresentando as nossas felicitações com votos de muita saúde ao Odevil pela comemoração no dia 14 dos seus setenta e cinco anos de idade.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...