CAMPEÃO EM VÁRIAS MODALIDADES
Manuel José Godinho Ferro de seu nome
completo nasceu a 20 de Janeiro de 1938
na Aldeia de Motrinos do Concelho de
Reguengos de Monsaraz e fez parte de
Equipas do Liceu Nacional de Évora e do
Colégio Nuno Álvares numa Época em
que o Desporto Escolar Eborense se
encontrava numa fase de evolução nos
vários Estabelecimentos de Ensino
existentes, nomeadamente Liceu Nacional
de Évora, Colégio Nuno Álvares ,
Escola de Regentes Agrícola e Escola
Industrial e Comercial de Évora
Dotado de excelente compleição física e elevadas qualidades técnicas que conjugava quase na perfeição conseguia uma enorme polivalência com reflexos extraordinários nos resultados que obtinha em todas as modalidades desportivas, apesar das condições para a sua prática não serem as melhores,
Como curiosidade dizemos que não tinha autorização de seu pai para as praticar, uma vez que o seu progenitor apenas pretendia que Manuel Ferro tivesse bom aproveitamento nos estudos, por que segundo dizia era para isso que se sacrificava nas fainas agrícolas, onde também Manuel Ferro era necessário e, a que não se escapava durante as férias escolares.
Por esse motivo não teve conhecimento que Manuel Ferro tinha sido Campeão Nacional, uma vez que este com receio de qualquer castigo não lhe comunicou o feito, por que mesmo em representação de Instituições Escolares, não lhe transmitia , a fim de evitar que alegando alguma justificação credível, fosse motivo para lhe negar a participação.
Contudo com soe dizer-e " o diabo tem duas capas," uma que tapa e outra que destapa, pelo que numa das suas visitas regulares a Évora como lavrador, um dos seus amigos sabendo da situação levou-o à Sede da Mocidade Portuguesa onde se encontrava uma Foto de Manuel Ferro com a indicação " CAMPEÃO NACIONAL "
Ao olhar para a Foto com emoção, um sorriso e o orgulho próprio de um Pai, voltou-se para o amigo e disse: É O MEU FILHO!!!
Depois foi o regressar a casa no mais curto espaço de tempo para se encontrar com o filho e como pai dar-lhe os parabéns, dizendo-lhe antes :
És Campeão Nacional !e não me disseste? a que Manuel Ferro com o respeito de um bom filho respondeu dizendo que se lhe tivesse dito antes da prova não era com certeza, uma vez que teria sido mais que certo não me ter dado autorização.
Das diversas modalidades que
praticou, começamos por falar de Atletismo
dizendo que entre as muitas vitórias e bons
resultados obtidos no Salto em Altura foi o
vencedor de uma prova a nível regional
disputada na Escola de Regentes Agrícolas
de Évora e, que a mais saborosa foi obtida em
1961 por lhe ter dado o título de Campeão
Nacional com a marca de 1,75 metros.
Por sua vez no Lançamento do Peso
foi Campeão Nacional no dia
26 de Maio de 1956 com a excelente marca para a Época de 11,39 metros com a curiosidade de não possuir material próprio para treinar , o que o obrigava a utilizar pedras mais ou menos arredondadas existentes em Motrinos.
De salientar ainda que aquando da sua permanência em Angola cumprindo Serviço Militar foi o vencedor do Saltador Completo ( Comprimento, Altura, Triplo e Vara ) e do Lançador Completo ( Peso, Disco, Dardo e Martelo).
Com a sua polivalência para além das especialidades atrás referidas também disputava provas de velocidade , pelo que publicamos uma foto da equipa do Atlético Sport Clube de Reguengos de Monsaraz vencedora de uma Estafeta de 4x100 metros,sendo Manuel Ferro o 3º. a contar da esquerda.
No chamado Desporto Rei praticou futebol no Liceu , I.N.E.F. e Colégio Nuno Álvares ( de que publicamos a foto tirada em 3 de Maio de 1959 no dia da festa do colégio ).
No INEF sagrou -se Campeão Nacional e fez parte em 1966 da Selecção Universitária de Futebol que disputou na Galiza ( Espanha ) o respectivo Campeonato Europeu, por coincidência no Ano em que Portugal através dos Célebres Magriços se classificou em 3º. Lugar no Campeonato do Mundo disputado em Inglaterra
Em Ténis de Mesa como não podia deixar de ser também foi Campeão ao fazer parte da Equipa do Liceu Nacional de Évora que venceu o Campeonato Regional da Mocidade Portuguesa da época de 56/57.
Artur , Manuel Ferro e Vilela Brasão
No Basquetebol também não deixou os seus créditos por mãos alheias e, entre outras fez parte da formação do Liceu Nacional de Évora que em 1 de Dezembro de 1956 derrotou a Selecção de Évora
Em voleivol de que era um belíssimo executante para além de outras vitórias fez parte da Equipa que venceu o Campeonato Provincial do Alto Alentejo na época de 54/55
EM CIMA - Carlos Morais, Professor Mariano, Luís Leal Dias, Manuel Ferro e Franklim Prazeres
EM BAIXO - Albertino Anes Ferreira (Passarinho), Luís Amante, Adelino Santos e Valdemar Clemente.
Em Angola defendeu as cores do Benfica de Luanda e do Clube da Praia, onde conquistou dois torneios de abertura, um por cada uma das equipas
No Andebol com que terminamos fez também parte do Futebol Clube de Luanda aquando da sua permanência em Angola.
Manuel Ferro aliava a técnica à potência do remate pelo que conseguia ser sempre dos melhores marcadores.
Recordamos até que num jogo realizado no Liceu de Évora com o Técnico de Lisboa de que faziam parte os consagrados Eduardo Albuquerque, Estarreja e Jorge Martins, marcou 13 golos dos 16 conseguidos pelos Eborenses, que perderam com os visitantes por 16-19.
Como complemento de informação dizemos que durante a sua permanência em Angola foi por várias vezes figura de 1ª página nos jornais, nomeadamente de Luanda, de que salientamos quando venceu a Prova de Lançador Completo com uma Foto a lançar o Dardo e no texto a frase Manuel Ferro um atleta ecléctico.
Terminamos dizendo que actualmente vive em Motrinos no Monte do Reguenguinhos a cerca de dois quilómetros de Monsaraz e, que Évora como Capital de Distrito e Motrinos como Terra Natal podem orgulhar-se do HOMEM e do ATLETA ALENTEJANO.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...