As Tradições, Lendas, Nomes e Cognomes representam muitas vezes histórias que se prolongam no tempo, quer sejam ou não verdadeiros e, servem também como atracção, divulgação e mais fácil identificação dos respectivos Locais ou acontecimentos.
Por isso não admira que se encontrem as mais variadas denominações desde " Portugal um Jardim à Beira Mar Plantado" , "Évora Cidade Branca ou Limpa", "Rio Maior Cidade das Salinas", "Alenquer - Vila Presépio", "Coimbra dos Doutores" etc.., etc.., tendo nesse aspecto o Alentejo um manancial de lendas e histórias que servem como piropos e anedotas entre amigos.
Entre muitas recordamos que Azaruja situada a cerca de 20 Kms de Évora que foi em tempos denominada Vila Nova de Príncipe é desde há muito conhecida por "TERRA DA CIÊNCIA".
Segundo indicação de pessoas idosas, o nome na versão mais credível e comentada resultou do facto de alguém por graça ou brincadeira ter semeado ou plantado sardinhas de cabeça para baixo a fim de que nascesse o Mar.
Seja ou não verdade o que é um facto é que Azaruja, onde nos ligam laços familiares, continua a ser conhecida pela "Terra da Ciência".
Por isso baseando-se neste nome a Design Marta Ricardo, natural e residente em Azaruja apresentou na Feira Anual realizada no Mês de Setembro T-SHIRTS gravadas com "TERRA DA CIÊNCIA" e um desenho com quatro sardinhas na posição acima citada..
A ideia que há primeira vista poderia poder ferir a sensibilidade da População foi aceite de bom agrado por ser mais um meio de divulgação de Azaruja.
Ao mesmo tempo sabendo-se que "CIÊNCIA" é um conjunto de princípios, designações, descrições e generalidades, metodicamente formado e ordenado que constitui um ramo particular do saber humano, facilmente se chega à conclusão que quem lhe atribuiu o nome, em vez de denegrir a imagem, pelo contrário valorizou Azaruja ao reconhecê-la como Terra da Ciência.
Julgando de interesse divulgamos a genial ideia que também vai agradar aos coleccionadores desta temática por poderem arranjar mais uma peça para as suas colecções.
Finalizamos dizendo que os Azarujenses se podem orgulhar de serem da Terra da Ciência ou de Ciência, quando a Ciência anda tantas vezes arredada das pessoas.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...