Santa Teresa de Jesus ou Santa Teresa de Ávila, nasceu a 28 de Março de 1515, em Gotarrendura (Espanha), pelo que decorrem até ao próximo dia 15 de Outubro, as Comemorações dos 500 anos do seu nascimento.
Santa Teresa de Jesus que foi proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI, foi também considerada por Sua Santidade o Papa Bento XVI, uma verdadeira mestra da vida cristã, para os fieis de todos os tempos por nos ensinar a ser incansáveis testemunhas de Deus, da sua presença e da sua acção.
Por isso, quando se comemoram os 500 anos do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, recordamos que em 2002 estivemos em Alba de Tormes, ao fazermos parte do Grupo da Paróquia de Santa Antão de Évora.
Alba de Tormes a histórica população, em cujo Convento das Carmelitas Descalças repousam os restos mortais e relíquias de Santa Teresa de Jesus, a sua fundadora.
Em Alba de Tormes o grupo assistiu à Santa Missa no Altar-Mor da Igreja de Santa Teresa de Jesus, celebrada pelo Reitor da Paróquia de Santo Antão. As orações então pedidas e as promessas feitas em grupo ou individualmente, fizeram com que o dia 5 de Julho de 2002 se tivesse tornado religiosamente o ponto mais alto do passeio-peregrinação, no qual cada um à sua maneira se sentisse devoto de Santa Teresa, alguns até com razões suficientes para isso.
A homilia então proferida baseada na vida e obra de Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora da Igreja, obrigou a que todos sentissem a necessidade de fazerem uma reflexão sobre o que representa para o Mundo, uma das inscrições que se encontra num dos altares e que foi uma das das suas grandes bandeiras e virtudes. "HUMILDADE-CARIDADE-POBREZA".
ARMANDO RIBEIRO
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...