HOMENAGEM AO COLECCIONADOR MANUEL BARBOSA FERREIRA LEÃO
Com a idade de 68 anos faleceu no passado dia 25
na Casa da Quinta do Fundo em Parada de Todeia
o Coleccionador Manuel Barbosa Ferreira Leão,
vitima de um incêndio que deflagrou na sua Residência.
De acordo com as informações que nos foram fornecidas
o incêndio aconteceu de madrugada e, o fogo terá sido
ateado pelo seu caseiro e inquilino que terá agido para se vingar da ex-mulher, de quem se tinha divorciado.
A casa onde Manuel Barbosa Ferreira Leão vivia, um Palacete de 1625, antiga propriedade do seu tio avô D. António Barbosa Leão, era uma construção antiga de pedra e cal e, também de tabique e madeira tendo sido apenas reformulada, para além das pequenas obras, por duas vezes, nos anos de 1737 e 1906, sendo a maior parte do mobiliário do tempo da fundação, tal como alguns livros da Biblioteca.
A Residência tinha também uma Capela de pequena dimensão na entrada, mas muito interessante em nossa opinião, pelo simbolismo que representava.
O Coleccionismo Português perdeu um dos seus principais e mais Carismáticos Coleccionadores, quer na Forma de Coleccionar como no Conteúdo.
Por várias vezes esteve em Évora, uma vez que era frequentador habitual das Feiras de Trocas de Coleccionismo que se realizaram durante muitos anos na nossa Cidade.
Figura Típica apresentava-se muitas vezes vestido com tradicionais trajes da sua Região ; como por exemplo - Chapéu de Aba Larga , Colete a condizer e Socas de Madeira ou com o seu característico papillon.
Foi ele que em entrevista concedida à Rádio Renascença em Janeiro de 1982 propôs que as Feiras de Trocas se realizassem noutras Localidades e, não só em Lisboa e no Porto, como até aquela data acontecia.
Foi também ele que teve a iniciativa das homenagens que foram prestadas ao Coleccionador Eborense Joaquim Mendes e a Jorge Rouxinol, que embora sendo natural de Coruche considerava Évora a sua segunda Terra.
Na homenagem prestada a Jorge Rouxinol realizada em Évora no dia 20 de Maio de 2006, para além da sua presença deslocou-se à nossa Cidade uma Representação de oito pessoas de Parada de Todeia, chefiada por Álvaro Pinto Presidente da Junta de Freguesia de Parada de Todeia, por ter sido Manuel Leão o Homem da iniciativa.
Manuel Barbosa Ferreira Leão era um dos maiores Coleccionadores de Miniaturas de Garrafas do nosso País e, era uma pessoa muito estimada não só em Parada de Todeia, mas também no Porto onde exerceu a sua actividade profissional e, no meio Coleccionista, uma vez que enquanto a saúde o permitiu marcava presença em todas as Feiras de Trocas de Coleccionismo.
Por várias vezes estivemos em Parada de Todeia com outros Coleccionadores e aquando da Homenagem que lhe foi prestada pela Junta de Freguesia em 9 de Setembro de 1990 por ser um dos principais, senão mesmo o principal divulgador de Parada de Todeia nos úlimos quarenta anos.
Para além da perda de Manuel Leão e do seu cunhado Fausto Borges foi também destruida a habitação e recheio, bem como o Espólio das suas colecções de miniaturas de garrafas, Livros, muita documentação e o Livro de Honra da Casa do Fundo destinado a assinalar algumas visitas aquele Local.
Fomos dos que tivemos a honra de assinar por duas vezes o referido livro, sendo uma quando recebeu em sua casa um grupo de coleccionadores, de que faziam parte quatro Eborenses e, aquando da Homenagem pela Junta de Freguesia de Parada de Todeia.
Ao Coleccionador que se intitulava " O Leão do Norte" e muito especialmente ao Amigo prestamos a nossa sentida e sincera Homenagem, desfolhando uma pétala de saudade com desejos que descanse em paz.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...