QUANDO O VIGÉSIMO FOI PREMIADO
É verdade o Sport Lisboa e Évora fundado a 4 de Agosto de 1928 foi premiado na denominada lotaria do futebol, quando comemorou o seu vigésimo aniversário.
Por coincidência o seu primeiro título oficial de futebol foi conseguido através da Equipa de Juniores que venceu o Distrital da Categoria da Associação de Futebol de Évora na Época de 1947/48 ao vencer o Juventude por 3-1.
EM CIMA : - António Santana (Tesoureiro), Bráulio (Cap.), Rodrigues, Abelha, Câmara Manuel, Joaquim Fialho (Presidente da Direcção e Treinador), Branco e Conceição.
EM BAIXO : - Ferrão, Amaral, Bernardino Cabeça, Walter e Sequeira.
Depois de ter conquistado o Distrital chegou até às meias finais onde foi eliminado pelo Sporting Clube de Portugal ao perder por 0-2, apesar de ter efectuado uma boa exibição.
Para atingir esta eliminatória venceu sucessivamente o Campeão de Portalegre e , o vencedor da eliminatória entre os Campeões do Baixo Alentejo e do Algarve.
Contudo o apuramento não foi fácil nomeadamente com " O Elvas " uma vez que se tornou necessário defrontar o Campeão de Portalegre por quatro vezes por terem terminado empatados os três primeiros jogos.
No quarto e decisivo desafio o resultado cifrou-se num concludente 5-0 a favor do Sport Lisboa e Évora, o que em face dos resultados verificados nos outros jogos não se esperava
que fosse tão grande a superioridade dos Eborenses, num jogo disputado com ardor e entusiasmo, mas com grande correcção.
De salientar que no final do encontro foi tirada a que se designa por foto de confraternização para ficar como recordação, entre os componentes das duas equipas, confirmando-se que existe desportivismo quando se sabe aceitar a superioridade do adversário e, que em jogos a eliminar apenas um do intervenientes pode sair vencedor.
Por isso passados mais de sessenta anos dizemos que, naquele dia, no Campo dos Arcos em Setúbal foram tão dignos os vencedores como os vencidos.
Como complemento informamos que o Sport Lisboa e Évora, na década de quarenta do Sec. XX, venceu dois anos seguidos o Campeonato Distrital de Juniores, ao repetir o triunfo na Época seguinte.
Da Equipa faziam parte : Joaquim Fialho (Treinador), A.Santana (Tesoureiro), Festas (Massagista), Sá, Saruga, Morgadinho, Walter, J. Matos, J. Santos, Branco, Conceição, Santana, Verdasca e Lobato, entre outros, de acordo com as informações que nos foram fornecidas.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...