Em diversos Países a principal troca de lembranças é feita no dia 6 de Janeiro e, os pais fantasiam-se muitas vezes de Reis Magos, uma vez que a tradição de trocar presentes no Natal, surgiu devido às ofertas feitas ao Deus Menino, pelos Reis Gaspar, Baltazar e Melchior.
A melhor ou uma das melhores descrições dos Reis Magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735) que no seu tratado "Excerpta et colletanea" relata:
-Que Melchior era um velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, que partiu de UR , terra dos Caldeus.
-Que Gaspar era moço de vinte anos robusto e partira de uma região montanhosa , perto do Mar Cáspio.
-Que Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos partira do Golfo Pérsico.
Por tudo isto a denominada Quadra Natalícia prolonga-se até ao Dia de Reis.
Neste contexto julgo oportuno brindar os coleccionadores da Temática Desportiva com a publicação de quatro postais de Campos/Estádios de Futebol da Cidade Brasileira do Natal, sendo dois do Estádio Presidente Humberto Castelo Branco
E dois do Estádio João Machado "Machadão.
Convém no entanto esclarecer que embora pareça que são dois estádios, assim não é, uma vez que dizem respeito ao mesmo Estádio, mas com dois nomes diferentes, como se explica:
O Estádio foi projectado pelo arquitecto Moacyr Gomes da Costa e, é dos mais belos do Brasil, tanto que foi chamado pelo então Governador Gomes da Costa de "Um Poema Concreto", tendo sido baptizado inicialmente com o nome de Estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, ficando conhecido simplesmente como "Castelão".
Contudo em 1989 o seu nome foi alterado para Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado "Machadão", em homenagem ao ex-Presidente Nosteriogrendense de Futebol.
Por sua vez a Cidade de Natal, também conhecida pela Cidade do Sol, devido ao maior número de dias de Sol das Cidades Brasileiras (cerca de 300), teve o seu início com a construção do Forte dos Reis Magos.
Por isso ser também conhecida pela Cidade Presépio ou Cidade dos Reis e, foi fundada em 25 de Dezembro de 1599 por Manuel de Mascarenhas Homem, Capitão-Mor de Pernambuco.
Quando chegou em 1597 tinha como objectivo construir um Forte e uma Cidade, a fim de assegurar a posse de Portugal.
Aproveito a oportunidade para informar que foi no dia de Natal do ano de 1497 que Vasco da Gama o Navegador Português de Sines chegou à Província do Natal na África do Sul.
Para assinalar a efeméride encontra-se no Jardim Público de Évora uma Estátua/Monumento de Vasco da Gama que foi oferecido a Portugal pela Província do Natal da África do Sul para comemorar o 500º. aniversário do nascimento de Vasco da Gama .
Armando Ribeiro
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...