Apesar de Fevereiro ser um Mês de 28 ou 29 dias, segundo consta, por três vezes na história existiu a data de 30 de Fevereiro, apesar de se dizer que não há documentação suficiente para justificar a referida afirmação.
No entanto para justificar a sua existência circula uma teoria que pretende fazer crer que de quatrocentos em quatrocentos anos por uma questão de acerto de calendário se torna necessário acrescentar mais um dia no Mês de Fevereiro, por se considerar o dia 1 de Março como começo do ano.
Com toda a sinceridade dizemos que não nos recordamos de termos assistido à efeméride.
Talvez por isso a teoria não é considerada verdadeira, muito embora tenha sido utilizada durante o Calendário Gregoriano quando o Mês de Fevereiro era o dos acertos.
O início do ano em Março compreende-se se enumerarmos os meses de acordo com essa teoria: Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro (sete), Outubro, Novembro (nove), Dezembro (dez), Janeiro e Fevereiro.
O objectivo era corrigir o Calendário Juliano e fazer regressar
o Equinócio da Primavera.
para o dia 21 de Março e anular dessa forma
o erro de dez dias existente na época.
Quer seja de uma forma ou de outra todas estas situações obrigam a pensar e ao mesmo tempo a justificar que apesar de tudo e, das evoluções cientificas é a Natureza que continua a ter a maior força para dominar e comandar o Universo.
Como complemento de informação dizemos que nós utilizamos o ano terrestre, enquanto outros utilizam o ano lunar como, por exemplo, os Árabes.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...