Desde sempre que nos habituámos a viver e conviver com gralhas, lapsos, erros tipográficos e ortográficos que deturpam a maioria das vezes todo o sentido das palavras e consequentemente das frases, em cujo texto são inseridos.
Por isso existem coleccionadores desta Temática que os leva a ler e reler, passando a pente fino os vários documentos, ou de fio a pavio como também se diz, pelo facto de muitas vezes não serem fáceis de identificar à primeira vista, até pela forma de efectuarmos a sua leitura.
Como curiosidade e informação dizemos que uma das Professoras da Escola Industrial e Comercial de Evora da década de cinquenta do século passado, afirmava frequentemente que só lia bem quem era pouco letrado, uma vez que o fazia soletrando todas as sílabas.
Acrescentava dizendo que os outros ao fazerem-no com rapidez subentendem o sentido da frase, não conseguindo por isso verificar as gralhas se as houver.
Para ilustrar este artigo publicamos um programa editado pelo São Domingos Futebol Clube a anunciar o jogo entre o Clube da Mina e o Juventude Sport Clube que se ia realizar no dia dez de Fevereiro de mil novecentos e cinquenta e dois, em que o Clube Eborense foi identificado, por lapso ou desconhecimento, como sendo JUVENTUDE SPORTING CLUBE.
A terminar dizemos que apesar de todas as modernas tecnologias continuam-se a verificar estas anomalias, uma vez que como diz o velho adágio popular: O mal não é só da faca, mas também da unhaca.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...