No ano em que a época futebolística tem corrido da melhor maneira para as Gentes de Reguengos de Monsaraz devido à carreira efectuada pelo Atlético Sport Clube na série F da 3ª. divisão, julgamos oportuno falar do futebol em Reguengos de Monsaraz.
São diversas as informações e as histórias sobre o futebol em Reguengos de Monsaraz e, por isso mesmo também existirem algumas contradições.
Assim começamos por dizer que o Clube foi fundado em 10 de Maio de 1929 com os objectivos de promover a educação física e intelectual dos seus sócios, como consta nos Estatutos elaborados naquele ano e aprovados em 1936.
Os Estatutos previam ainda desenvolver actividades desportivas como a ginástica, ciclismo e bilhar, bem como a criação de uma Biblioteca, proibindo outras como o futebol e o boxe.
Contendo nos seus estatutos um artigo que não permitia o futebol para disputar os Campeonatos da Associação tiveram que inscrever-se com outros nomes.
Entre esses Lusitânia Sporting Clube, Atlético Clube de Reguengos , a que sucedeu a partir da Época de 1946/47 com o nome de Ateneu.Desportivo de Reguengos.
Seja como for o que não há dúvidas é que as suas equipas tal como hoje o Atlético Sport Clube mereciam o respeito dos adversários através dos resultados que conseguiam.
Neste contexto e, como atrás dizemos recordamos hoje uma das equipas de meados do século passado para reavivar a memória dos mais antigos e o conhecimento dos mais novos.
EM CIMA - José Nunes. Estevão Dias Cardoso, José Falé, Domingos Alberto Madeira Eusébio, Alberto Cunha e José Luciano Rico (Zelha).
EM BAIXO - António Baltazar, Miguel Farias, José António Viola Palmeiro, Lino Saramago (Parafuso) e Raul Amador Bico.
O equipamento era constituído por calção branco, camisola com riscas brancas e verdes, tendo como equipamento alternativo riscas vermelhas, tal como as meias.
Como curiosidade dizemos que do equipamento do jogador Alberto Cunha ( pai do Dr. Carlos Guerreiro Cunha que nos cedeu a foto) , fazia sempre parte um lenço que colocava no calção que servia para limpar o suor e as narinas quando fosse necessário.
Por sua vez Lino Saramago era conhecido nos meios futebolísticos por "parafuso" , pela sua forma de jogar e pontapear a bola e, que se tornou numa figura pública e admirada, devido à sua maneira de ser e, de se relacionar com as pessoas.
Para finalizar esta pequena crónica desejamos aos dois sobreviventes desta Equipa, Domingos Alberto Madeira Eusébio e António Baltazar muitos mais anos de vida.
ARMANDO RIBEIRO
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...