O CRAQUE DE SÃO MATIAS
José Carlos Naia Cabrita nasceu a 21 de Setembro de 1959 na Freguesia de São Matias do Concelho de Beja, tendo-se radicado bastante novo na Vila de Pinhal Novo, onde ainda hoje reside, devido ao facto do seu progenitor ser ferroviário, pelo que sem renunciar às origens, iniciou a sua actividade futebolística nas equipas jovens do Grupo Desportivo Pinhalnovense.
Dadas as suas qualidades e capacidades futebolísticas ingressou na equipa de juniores do Vitória Futebol Clube de Setúbal, onde também permaneceu duas épocas após ter subido à categoria de seniores.
Depois como soe dizer-se percorreu Seca e Meca, pelo que representou vários Clubes das diversas divisões do futebol Português, tendo começado pelo Juventude Sport Clube, treinado por Dinis Vital, na Época de 1980/81, um dos anos em que os Juventudistas disputaram a liguilha de acesso à I Divisão Nacional.
EM CIMA : - Carvalho, Coentro Faria, Canena, José Carlos. Fernando, Ricardo, Peres e Machado (Massagista).
EM BAIXO : - Quim, Lelo, Modas, Simplício, Baía, Bolota, Edvaldo, Zé Fernandes e Gomes.
Depois, acompanhando o Treinador Dinis Vital e os colegas Quim e Modas, ingressou na Época de 1981/82 no Ginásio Clube de Alcobaça, tendo-se sagrado Campeão da Zona Centro da II Divisão com a consequente subida à Divisão Principal do Futebol Português.
Apesar desse feito na Época seguinte regressou a Évora a fim de ingressar no Lusitano Ginásio Clube, durante dois anos, tendo disputado a Liguilha da II Divisão na 1ª Época. Num destes anos recebeu também o prémio "Os Geraldos" dedicado ao melhor Atleta Profissional e atribuído pela Comissão do Clube constituída para o efeito.
EM CIMA : - Dr. João Paulo (Médico), Kikas, Paulo, Paulo César, Jorge, Zé Chico, Paulo Vilar, Quim, Teixeira (Treinador), Henrique Costa (Massagista) e Sardinha.
EM BAIXO : - José Carlos, Abreu, Vital, Aldeias, Zé Manuel, Rico, Serra, Zézinho e Artur.
Dando razão ao velho ditado "guardado está o bocado" rumou de seguida para o Norte do País a fim de defender as cores do Futebol Clube de Vizela e, dessa forma actuar na I Divisão Nacional na Época de 1984/85 concretizando um dos seus sonhos de futebolista como nos disse quando nos entregou a foto que publicamos tirada no Estádio da Luz.
EM CIMA : - Russo, Toni, Berto, Manuel Correia, José Carlos e Sérgio.
EM BAIXO : - Barbosa, Fernando Jorge, Pita, Salvador e Faria.
Depois representou sucessivamente Vitória Futebol Clube de Setúbal, Futebol Clube de Vizela, Futebol Clube de Felgueiras, Juventude Sport Clube e Lusitano Ginásio Clube, terminando a sua carreira desportiva no Estrela Futebol Clube de Vendas Novas.
Uma vida ligada ao futebol com o mesmo empenho, dedicação e respeito pelos clubes que representou, bem como para com os adversários, quaisquer que fossem os intervenientes, pelo que pode ser considerado um exemplo de atleta, o Homem que continua a visitar com regularidade a Cidade de Évora onde o ligam laços de amizades.
Para terminar e como complemento dizemos que participou nas jornadas de captação de jovens jogadores do Sporting Clube de Portugal, de que fazia parte, entre outros observadores, César Nascimento que descobriu grandes talentos do Futebol Português.
Contudo apesar de ter sido escolhido entre cerca de quatro milhares para fazer parte das categorias jovens dos Leões, não teve autorização do seu pai alegando que era muito perigoso com a sua idade ir para Lisboa, situação agravada com o facto da cor clubista do seu progenitor não ser verde.
ARMANDO RIBEIRO