FUTEBOL E ADVOCACIA
UNIDOS NA VIDA
Carlos Guerreiro da Cunha, apesar de ter nascido em Reguengos de Monsaraz, iniciou a sua carreira futebolística aos 13 anos de idade na Equipa Popular " Os Conquistadores" que representava um café situado nas proximidades da sua residência em Almada.
Depois passou a representar o Almada Atlético Clube na categoria de principiantes, com a particularidade de primeiro ter sido guarda-redes, passando posteriormente para a posição de avançado de centro, como então se denominava o actual ponta de lança.
Numa das épocas a sua Equipa atingiu os 1/4 de final do Campeonato Nacional, sendo eliminada pelo Sporting Clube de Portugal e fez parte da Selecção da Associação de Futebol de Setúbal que defrontou a congénere de Lisboa em jogo realizado no Estádio Nacional antes da final da Taça de Portugal.
Devido ao facto de seu pai ser Treinador de Futebol ao atingir o escalão de júnior transferiu-se para o Grupo Desportivo de Sesimbra que se sagrou Campeã Distrital com a coincidência do feito jamais ter sido conseguido.
Também foi convocado para os treinos da Selecção Nacional de Juniores, sem contudo fazer parte dos escolhidos para disputarem o Campeonato da Europa.
Ao ser promovido a sénior continuou mais um ano no Desportivo de Sesimbra que disputava a II Divisão, tendo depois representado diversos clubes, o que fez com que tivesse conseguido muitos e variados triunfos.
Neste contexto na época seguinte ingressou no Lusitano Ginásio Clube onde esteve posteriormente por mais duas vezes.
Na Época de 1970/71 ingressou no Clube Desportivo da Cova da Piedade sagrando-se Campeão Nacional da III Divisão após vitória por 3-0 na final realizada, em Coimbra, com o Gil Vicente Futebol Clube..
EM CIMA : - Portela, Saturnino, ? (Director), Salvador (Treinador), Durães, Pinhal, CARLOS CUNHA, Artur Jorge Quaresma, FranKlin, Helder, Casimiro, Jesus e Cardoso (Massagista).
EM BAIXO : - Adanjo, Vitorino, Victor Manuel, Necas, Victor Lopes, Adriano, Vieira, Ramusga, Vilarinho e Belo.
Depois de ter rumado para o Norte a fim de fazer parte da Equipa do Sport Clube da Régua, devido ao cumprimento do serviço militar e à carreira académica representou na Região de Lisboa as Equipas do Sport Grupo Sacavenense e do Futebol Clube Barreirense, subindo à 1ª. Divisão Nacional com os Barreirenses.
Apesar disso, por ter concluído os estudos abdicou de actuar na 1ª. Divisão fixando residência em Évora, a fim de efectuar o tirocínio de advocacia sob alçada de familiares advogados.
Por isso e ao continuar ligado ao futebol defendeu novamente as cores do Lusitano.
EM CIMA : - António Pinto, Ramalho, Figueiredo, Bolota, Lopes (Brejo), Zambujo, Zé Chico, Gaspar, e CARLOS CUNHA.
EM BAIXO : - Pio, Januário, Macau, Zorrinho, Carvalho, Filipe (Sacalhar) e Alfredo.
Depois representou o Juventude Sport Clube onde iniciou a sua carreira como Treinador/Jogador, tendo no final dessa Época dado por encerrada a sua actividade como jogador.
EM CIMA : - Oliveira, CARLOS CUNHA, Simplício, Zambujo, Carvalho e Machado (Massagista).
EM BAIXO : - Victor Garcia, Rega, João Serrano, Zorrinho, Vieira e Lopes (Brejo).
Como possuía a Carteira de Treinador Profissional que lhe tinha sido atribuída após frequência no 1º. Curso Nacional de Treinadores realizado em Portugal treinou a Equipa de Juniores do Lusitano Ginásio Clube que militava na 1ª. Divisão Nacional.
Esteve também ligado ao futebol por ter frequentado um dos Cursos de Árbitros de Futebol promovidos pala Associação de Futebol de Évora, tendo também sido mais tarde dirigente e Presidente do Lusitano Ginásio Clube a fim de completar a sua carreira desportiva.
Terminamos dizendo que Carlos Cunha foi dos que serviu e dignificou o Desporto, em todas as vertentes, nomeadamente o Futebol e , como curiosidade que nas fotos publicadas do Lusitano e Juventude constam onze elementos que jogaram nos dois Clubes Eborenses.
ARMANDO RIBEIRO
http://acribeiro.blogs.sapo.pt
. VOLTA AO ALENTEJO EM BICI...
. SEMANA GASTRONÓMICA DO PO...
. IMAGEM DE NOSSA SENHORA D...